23 de abril de 2008

SINUSITE

Outono chegou e junto com as baixas temperaturas vêem as reações alérgicas, problemas respirátorios...
Eu por exemplo há 2 semanas tive minha primeira crise de Rinite e desde sábado tô sofrendo com a danada da Sinusite. Aí curiosa que sou, resolvi fazer um curso intensivo de Medicina via Google.
Aproveitem para conhecer mais a "Sinu" (sim, a minha tem apelidinho).

QUEM É ELA?A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, geralmente associada a um processo infeccioso. Os seios paranasais são formados por um grupo de cavidades aeradas, que se abrem dentro do nariz e se desenvolvem nos ossos da face. Desta forma, qualquer coisa que cause o inchaço dentro do nariz, como reação alérgica, infecção, etc, pode afetar os seios paranasais. O ar aprisionado dentro do seio paranasal bloqueado, juntamente com pus e outras secreções, pode causar pressão na parede dessas cavidades. O resultado algumas vezes é dor intensa.
A sinusite geralmente é dividida em aguda, que dura 4 semanas ou menos, subaguda, que dura entre 4 e 8 semanas, crônica, que dura mais de 8 semanas e pode perdurar por meses ou até anos, e recorrente, que são vários ataques de sinusite aguda durante um ano.





COMO ELA CHEGA EM SUA CASA(você)
A maioria dos casos de sinusite aguda começa com um resfriado comum, o qual é causado por vírus. Esses resfriados não causam os sintomas da sinusite, porém podem inflamar os seios paranasais. Tanto o resfriado como a inflamação dos seios paranasais geralmente desaparecem sem tratamento em 2 semanas. Algumas vezes infecções por fungos podem causar sinusite aguda através de uma reação alérgica. Inflamação crônica das passagens nasais também pode ocasionar sinusite. Se a pessoa tem rinite alérgica pode desenvolver episódios de sinusite aguda. Rinite vasomotora, causada pela umidade, ar frio, álcool, perfumes e outras condições ambientais, também pode ser complicada pela sinusite.

COMO DIAGNOSTICAR A "SINU"
Diagnóstico por imagem – Rx da face; ressonância e tomografia computadorizada, dependendo da suspeita sobre qual tipo de sinusite.Através de Hemograma completo também.

SINTOMAS DE QUE ELA VEIO COM FORÇA TOTALA localização da dor depende de qual seio foi afetado:
* Dor de cabeça quando acorda de manhã é típica de sinusite.
* Dor quando a parte frontal da face, acima dos seios paranasais, é tocada pode significar que os seios paranasais frontais estão inflamados.
* Infecção nos seio maxilar pode ocasionar dor na mandíbula superior e dente.
* Sinusite etmoidal é perto dos dutos lacrimais na canto dos olhos. Desta forma, a inflamação dessas cavidades geralmente causa inchaço das pálpebras e tecidos ao redor dos olhos, assim como dor entre os olhos. Inflamação etmoidal também pode causar áreas sensíveis ao toque nos lados do nariz, perda de olfato e nariz entupido.
* Sinusite esfenoidal pode causar dor no ouvido, pescoço e dor profunda no topo da cabeça. Entretanto, muitas pessoas com sinusite têm dor em vários locais e seus sintomas não determinam claramente qual seio está inflamado.

OUTROS SINTOMAS:

*Febre
* Fraqueza. * Cansaço.*Halitose
* Fatiga
* Dor de Ouvido

* Tosse.
* Rinite ou congestão nasal.
Em alguns casos pode causar ferida na garganta e também irritar as membranas que revestem a laringe. Entretanto, nem todos com esses sintomas têm sinusite. Em raras ocasiões a sinusite aguda pode resultar em infecção cerebral ou outras complicações sérias.


QUE FAZER PRA ELA IR EMBORASinusite aguda
O médico pode recomendar o seguinte para a pessoa com sinusite aguda:
* Descongestionantes para reduzir a congestão nasal.
* Antibióticos para controlar a infecção bacteriana, caso esteja presente.
* Analgésico para reduzir qualquer dor. Porém, devem-se usar descongestionantes somente por alguns dias. Se usá-los por períodos mais longos pode-se ocasionar ainda mais congestão e inchaço das vias nasais. Caso a sinusite tenha sido causada por bactéria, antibióticos utilizados com descongestionante geralmente ajudarão. O médico pode prescrever um antibiótico que ataque o tipo de bactéria mais comumente associado à sinusite. Muitos casos de sinusite acabam sem o uso de antibióticos. Se a pessoa tem uma doença alérgica com sinusite, pode precisar de medicamentos para aliviar os sintomas da alergia. Caso o paciente já tenha asma e então fica com sinusite pode experimentar a piora da asma e deve entrar em contato com seu médico.
Sinusite crônica
Os médicos geralmente acham difícil tratar a sinusite crônica com sucesso, percebendo que os sintomas persistem mesmo depois do uso de antibióticos por um longo período. Em casos graves de sinusite crônica o médico pode receitar esteróides orais, como prednisona. Uma vez que os esteróides orais são medicamentos fortes e podem ocasionar efeitos colaterais significativos, deve-se usá-los somente em casos nos quais outros remédios não funcionaram. É preciso ainda mais pesquisas para determinar qual é o melhor tratamento.

MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA EXPULSÁ-LA
Inalação com chá de Eucalipto ou Cabacinha; com Vick diluído em água fervente. Pingar água com pitada de sal nas narinas. Beber líquidos quentes como café e chá. Pingar Própolis na garganta
QUE FAZER PARA QUE ELA NÃO VOLTE MAIS
Nada.Em alguns casos, os médicos sugerem a cirurgia, porém o sucesso da cirurgia na sinusite depende, entre outros fatores, da presença ou não de doenças associadas, como a alergia, que não são alteradas pela cirurgia, podendo causar recaídas.

COMO EVITAR QUE ELA APAREÇA DE REPENTE
Pessoas com susceptibilidade para sinusite, especialmente as que têm alergias, devem evitar ar poluído e não fumar cigarro. Caso suspeite que a sinusite esteja relacionada à poeira, mofo, pólen ou outros alérgenos, deve consultar o médico para identificar qual alérgeno causa a alergia a fim de tomar as medidas necessárias para reduzi-la.
Outras medidas de prevenção:
* Beber álcool.
* Nadar em piscinas tratadas com cloro.
* Evitar ambientes fechados por longos períodos

FONTES: SOMERJ ; BOA SAÚDE; ABC da SAÚDE.

OBS.: Em casos de suspeita de Sinusite procurem um médico para que ele posssa fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento. Não tomem remédios por conta própria. Pode acentuar os sintomas causando uma piora no quadro geral. Fiz este post apenas para matar a curiosidade a respeito da Sinusite.

Beijos

24 comentários:

  1. isto tudo é falta de muita cerveja.Tome bastante cerveja que melhora.

    beijão do amigao

    ResponderExcluir
  2. Amigão pior que é verdade isso sobre a cerveja.
    Minha ex sogra tem sinusite também e adora festa e "beber, cair, levantar". Ela tem uma casa no Vidigal e vive fazendo festas na laje. Bebe a noite toda no dia seguinte tá boazinha! :o
    Meu ex cunhado organizava com os amigos uns Luaus no Leblon e uma vez tava numca crise horrível de sinu, todos falando pra eu não ir, que ia piorar, que era doida de ficar no sereno... Eu fui e ainda bebi umas cervejas. Já estava certa que no dia seguinte ia pro hospital fazer nebulização. Mas quando acordei tava ótima. Não tinha rouquidão, tosse, dores na face...Nada. Nem sombra de sinusite!
    E olha que meu ex e a família mora no Alto Leblon que é um lugar frio pra cacete, tem tudo pra gente ficar ainda pior, mas quando bebe-se a cerveja a sinusite vai embora! :o
    Não sei se tem alguma coisa a ver, mas aconteceu comigo e com minha ex sogra acontece sempre.
    Enfim...

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive isso não ..
    Mas gostei da aula, aprendi até algo que eu jamais imaginava: que o nariz tem seios !! =P

    ResponderExcluir
  4. Naninha, não recebi seu email .. Se você mandou para aquele que está no meu perfil, ele foi desativado, só serve pra me adicionar no msn ..

    Passa de novo pra esse endereço aqui:

    nandodamazio@ig.com.br

    Manda logo que tô curioso, hehehe ..
    Beijão !!

    ResponderExcluir
  5. Tá manjado mais vale repetir... Nana também é cultura (putz tá tao manjado que eu nao devia repetir)

    Nunca tive isso nao [2].

    ResponderExcluir
  6. Aff, Nana, sei bem o que é isso. Antigamente eu tinha umas crises, mas hoje nem tenho mais. E em me pergunte o que eu fiz, pois eu mesma não sei! Rsrs. Acho que era o lugar que eu morava, vai saber...

    Melhoras para vc, querida! :)

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Quero saber se devo mudar de casa. Minha casa é muito fria e tenho um filho pequeno que sofre muito com a sinusite. Será que é a casa??? Se mudar será que sara??
    bjos, o relato pesquisa me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  8. Sinto, às vezes, uma dor terrivel atravessada no fundo do olho direito, perecebi se tomar cerveja,sentir cheiro de cloro e alguns perfumes, é batata ! no dia seguinte a dor vem. Fica uns três dias, Fico com olheiras e depois sai uma secreção na garganta. Descolbri que tenho polipos nasal. è por isso que dói tanto.

    ResponderExcluir
  9. OIE!

    Sofro deste mal que tanto me incomoda.
    Tenho a sinusite crônica e até o momento não encontrei solução para isso.

    ResponderExcluir
  10. Ulisses vilar diz:
    a minha vai e vem
    tomei azitromicina e melhorou
    doí a cabeça ouvido nuca e tudo mais é terrível

    ResponderExcluir
  11. Fis o hemograma e deu leocositos em 13700 a serie branca deu tudo alto a sinusite altera o hemograma? DETALHE NÃO TENHO BAÇO.

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada por essa aula, tirou minhas duvidas, acho que estou com sinusite , agora ja sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  13. Bem legal. Eu tenho algumas teorias. Acho que morar em praia ajuda... Uma acepsia diaria do nariz com uma solução de água mirna ( horrivel mas funciona)

    ResponderExcluir
  14. Moro na praia, evito cervejo (pior parte), tomo antibiótico, faço tudoooooooooo e tenho uma crise atrás da outra...agora mesmo estou há mais de 2 meses em crise...nada funciona...gostei muito da site...os otorrinos deizem que sinusite não tem muito o que fazer...é uma tristeza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tome açafrao da terra um culher de cha com um conher nomal de mel.de 12 em 12 horas.vera.as melhoras vai ater tomar cerveja.kkkacontece comigo

      Excluir
  15. estou no meio de uma crise terrivel, com dores de dente e de ouvido!
    que pra mim são uma das piores dores que um ser humano pode sentir!
    infelizmente não se tem muito pra fazer, o jeito é ficar sofrendo com isso e aguentando a dor!

    ResponderExcluir
  16. mt bom bom aprendi bastante sobre esse problema ao qual sofro a anos......fui no medico tomei os remedios receitados por ele e msm assim tenho crises...........vou retorna ao medico p fazer um tratamento mais profundo. eu evito gelados etc nem ando de pés descalço em casa td isso o medico falou meu sonho e me ver curado dessa doença chata...

    ResponderExcluir
  17. Nossaa a minha ataca as vezes com qualquer coisa nao eh so no frio nao... o cheiro de cloro, perfumes etalz ja irita tdo e doii. Nao sei se isso é sinusite ou rinite mais doi a cabeca!!

    ResponderExcluir
  18. Acho que no meu caso só fazendo transplante dos seios faciais porque não vejo mais solução.

    ResponderExcluir
  19. Acho que você errou, quando se di que beber alcool é um tipo de prevenção!! Na verdade et não beber alcool, nem nadar em piscina com cloro e nem mergulhar!! Okkk

    ResponderExcluir
  20. Acho que você errou, quando se di que beber alcool é um tipo de prevenção!! Na verdade et não beber alcool, nem nadar em piscina com cloro e nem mergulhar!! Okkk

    ResponderExcluir
  21. Inchaço no rosto sempre nas parte do seios é sinusite?

    ResponderExcluir
  22. Inchaço no rosto sempre nas parte do seios é sinusite?

    ResponderExcluir

Aqui você NÃO tem o direito de ficar calado.

"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que teu silêncio."
Provérbio Indiano


ATENÇÃO: Cuidado ao publicar endereço de e-mails, MSN e afins. Pense na sua privacidade!

Apenas a Panela

Lavanderia Virtual Me leva com você! Turma do Amigão Na casa da Vovó Bruxas e Fadas Entre Marés: navegar é preciso! O que eu também não entendo Equilíbrio Distante Espírita na Net Oficina Espírita Re-Novidade Magnetismo Nova Poesia Ai, meus sais! Coisas Nossas...
 

©2009Apenas Nana |Customizado por Dulce Miller by TNB