23 de março de 2008

Memesliterários


Pois é, a Du só me dá. Me dá selos, me dá memes... eu aceito tudo sem discutir. =P
Esse é simples: FAÇA SUA LISTA DE CINCO AUTORES PREDILETOS E UM QUE MERECE APODRECER NAS ESTANTES

Mas peraí, eu disse simples? "Quinada". Primeiro por que eu não tenho autores prediletos, tenho no máximo estilo predileto e aí é complicado também por que não é apenas um estilo de literatura. Por essa razão levei algumas horas olhando pra estante e separando os livros por autores, pra quem sabe assim decidir entre aqueles em que eu li mais de um livro.
Pra ser bem sincera a parte mais simples foi a do autor que vai apodrecer na minha estante. Molezinha esse aí. Na hora que li o meme já sabia a resposta. Mas vamu deixar de papo furado e vamos ao meme de hoje.


1- Herman Hesse -> Já li o "Lobo da Estepe", mas me apaixonei mesmo foi por "Sidarta". Foi uma identificação enorme com a história. É uma narrativa de tirar o fôlego. Te prende capítulo a capítulo. Fui me identificando com cada momento vivido por Sidarta pela busca da sua verdade. Eu me via naqueles paragráfos. É a leitura que mais recomendo. E digo mais. É um livro pra ficar em destaque em qualquer estante e ler sempre que possível. Descobri pessoas que o lêem todos os anos.

2- Machado de Assis -> Dispensa qualquer comentário. Comecei a ler Machado ainda no 2ºgrau. Não li toda sua obra. Li "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Dom Casmurro", " Quincas Borba" e fiz o caminho contrário lendo "Memorial de Aires " primeiro e só depois "Esaú e Jacó".
E dentre esses aí nem sei ter um preferido.

3- Graciliano Ramos -> Adorei "Vidas Secas". O filme, embora meio 'trash' ( a idéia é essa mesmo) também vale a pena. Daí resolvi conhecer melhor as obras dele e cheguei em "Angústia" e foi no 3ºparagráfo que me enterguei ao livro.:
" Certos lugares que me davam prazer tornaram-se odiosos. Passo diante de uma livraria, olho com desgosto as vitrinas, tenho a impressão de que se acham ali pessoasm exibindo títulos e preços nos rostos, vendendo-se." Até hoje lembro dessa frase quando passo numa livraria. Depois veio "Memórias de um Cárcere" que fala sobre o período em que esteve preso. Este consolidou a paixão. Ainda não vi o filme, mas sou doida pra ver.

4- Jorge Amado -> Eu já vi gente dizer que os livros de Jorge Amado são todos iguais. Talvez sejam mesmo.: "Tieta", "Gabriela", "Dona Flor", Tenda dos Milagres", mas "Farda, fardão, camisola de dormir" foge do cenário baiano, e é recheado de ironias políticas com a época do Estado Novo. E quer saber, adoro Jorge Amado pelos mesmos exatos motivos que adoro Graciliano Ramos.

5- Agora vocês me desculpem, mas vou burlar o sistema e não vou indicar o 5º autor. Tem explicação. Eu poderia dizer alguns autores como Fernando Morais de "Olga " e "Chatô", poderia citar Jô Soares, Martha Medeiros ou o Veríssimo. Mas vou dizer apenas que de tudo que já li, o tipo de leitura que mais me fascina são aquelas que retratam a vida urbana e miserável. Dentro desse estilo não há um autor que se destaque, então resolvi citar algumas obras que marcaram minha vida e ganharam lugar especial na estante: "Carandiru", "Cidade de Deus", "Abusado", "Esmeralda", "O quinto mandamento", "Cabeça de Porco", "Falcão" (este último as duas versões).

O autor que VAI apodrecer é... José de Alencar.

Gente, não me levem a mal, mas não gostei, não gosto e acho que nunca vou gostar. A implicância vem desde o 2º ano do 2º grau quando tive que ler "Iracema". O livro é pequenininho, mas não saía da primeira página e resolvi deixar pra lá e apelar para os amigos me darem um resumão e estudar nos outros bimestres. Durante anos eu pegava o livro mas não tinha jeito, não passava da primeira página. Mas aí no primeiro período da faculdade (de Letras) me deparo com o maldito de novo e não tive escapatória. Pior. Tive que ler "O Guarani" também. Esse segundo foi até melhorzinho, mas já tinha birra com o cara e nada poderia mudar isso dentro de mim. De lá pra cá se o assuto for José de Alencar eu corro.


Conselho: Não faça faculdade de Letras se você tiver algum problema pessoal com algum autor.


Esses memes sobre livros são os mais gostosos de responder. Por outro lado os mais difícies. É tão complicado escolher livros, autores... Sempre deixamos de lado aqueles que não poderiam ficar de fora... =(
Em todo caso, taí meu Meme respondido.
As pessoas que eu indicaria esse meme (Ju, Amigão, Éverton, e a própria Du já responderam este meme ou já foram indicados :(, então...)


Beijos povo!

9 comentários:

  1. hum... Abusado é tudo de bom! Já leu Rota 66, do Barcellos, tb? Show de bola!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua lista Nana, realmente é muito difícil escolher só 5! José de Alencar é um porre mesmo!

    _***
    __**_**
    _**___**
    _**___**_________****
    _**___**_______**___****
    _**__**_______*___**___**
    __**__*______*__**__***__**
    ___**__*____*__**_____**__*
    ____**_**__**_**________**
    ____**___**__**
    ___*___________*
    __*_____________*
    _*____0_____0____*
    _*___/___@______*
    _*_____/ * __/___*
    ___*_____W_____*
    _____**_____**
    _______***** FELIZ PÁSCOA!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu estava torcendo pra receber este meme.
    Preciso comentar sobre os meus livros na feijoada de quarta.
    obrigado.
    Beijão do amigão!

    ResponderExcluir
  4. Passei pra desejar uma ótima semana procê!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ó eu entrando aqui pra xeretar as respostas, hehe ..
    Legal esse negócio de memes, criei, passei pra alguns amigos e olha só onde já veio parar .. hahaha ..

    Nana, temos gosto literário bem parecido, eu também amo Jorge Amado, gosto dos outros que você citou, o único "porém" é que gostei dos dois livros que li do José de Alencar, rsrs ..

    Abração !!

    ResponderExcluir
  6. Ó eu aqui de novo!!! Bem que vc podia colocar uma caixinha de recadinhos aqui, né?
    (olha eu dando palpite, aff!)

    Passei mesmo só pra dar bom dia... mentira, eu vim mesmo pra comentar o post novo!
    Ahhhhhhhh, não tem problema não, eu volto!

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Passa pro Marcelo, ele me xingou pq eu não passei pra ele! =P

    ResponderExcluir
  8. Nana,

    Tô pra ver quem é mais "selada" e "memada", se é vc, ou a Du! Rsrsrs. Mas uma coisa é certa: vcs merecem todos esses selos. Quanto aos memes, adoro xeretar as respostas! ;)

    Ah, também acho que uma caixinha de recados cairia bem aqui, viu?

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Vou providenciar o Mural de Recados.
    =)
    Bjs.!

    ResponderExcluir

Aqui você NÃO tem o direito de ficar calado.

"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que teu silêncio."
Provérbio Indiano


ATENÇÃO: Cuidado ao publicar endereço de e-mails, MSN e afins. Pense na sua privacidade!

Apenas a Panela

Lavanderia Virtual Me leva com você! Turma do Amigão Na casa da Vovó Bruxas e Fadas Entre Marés: navegar é preciso! O que eu também não entendo Equilíbrio Distante Espírita na Net Oficina Espírita Re-Novidade Magnetismo Nova Poesia Ai, meus sais! Coisas Nossas...
 

©2009Apenas Nana |Customizado por Dulce Miller by TNB