15 de setembro de 2008

Pela Amazônia


"Foi aprovado no Senado e atualmente tramita na Câmara um Projeto de Lei – de autoria de Flexa Ribeiro – que autoriza a derrubada de até 50% da vegetação nativa em propriedades privadas na Amazônia (hoje, o percentual permitido é de 20%). Além disso, legaliza praticamente todos os desmatamentos que, nos últimos 40 anos, derrubaram cerca de 700 mil km² da área original de floresta. O projeto também desobriga os responsáveis pelos desmatamentos de recuperarem a área, permitindo que uma derrubada de árvores realizada no Pará, por exemplo, seja compensada com o plantio no Rio de Janeiro.


Os ruralistas defendem a proposta alegando que incentivará a adesão de fazendeiros à legislação ambiental e garantirá a sobrevivência de metade da biodiversidade amazônica. A primeira promessa, levando-se em conta o passado da atividade rural na região, é uma dúvida. A segunda é ilusão. A derrubada de 50% da Amazônia geraria o quadro de devastação previsto pelo LBA.


Com base nas taxas anuais de destruição de floresta, estima-se que, em duas décadas, 31% dela estarão derrubados, outros 24% degradados e a Amazônia prevista para virar uma savana até o final desse século.


O projeto de lei é um sinal verde para as motosserras acelerarem esse processo. Junto com a Amazônia, desaparece também a riquíssima biodiversidade da floresta (ainda não totalmente conhecida pela ciência) e as culturas locais, além de impacto em vários povos indígenas e populações tradicionais."
FONTE: Wikipédia


Na contramão disso tudo, iniciativas como o Meia Amazônia Não!,  Globo AmazôniaAmazônia Para Sempre (este último já alcançou 1 milhão de assinaturas) correm pela internet e são bem fáceis de participar. É só clicar nos links.








3 comentários:

  1. Meia Amazônia...Aff! Vamos clicar então, né?

    Beijão no coração, florzinha!

    ResponderExcluir
  2. Já estou lá também minha fofinha.
    Quando é para ajudar, participar pode contar comigo.
    Fofinha, eu não tenho o código, editei em html.
    Obrigada por estar nessa também!
    Beijos muitos beijos minha netinha linda!

    ResponderExcluir
  3. Pelo contrário minha querida Nana...
    Ele e eu não nos encontramos.
    A irmã dele tá no meu orkut e no álbum dela, tá uma foto dele; e aí sabe como é, né?
    O que eu escrevi foi baseado apenas em sonhos!
    Mas eu tô bem, desabafei sobre aquilo que eu carrego no coração durante oito anos da minha vida. Obrigada pelo carinho!

    Beijos.

    PS:Quando eu me encontrar com ele, eu te conto!

    ResponderExcluir

Aqui você NÃO tem o direito de ficar calado.

"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que teu silêncio."
Provérbio Indiano


ATENÇÃO: Cuidado ao publicar endereço de e-mails, MSN e afins. Pense na sua privacidade!

Apenas a Panela

Lavanderia Virtual Me leva com você! Turma do Amigão Na casa da Vovó Bruxas e Fadas Entre Marés: navegar é preciso! O que eu também não entendo Equilíbrio Distante Espírita na Net Oficina Espírita Re-Novidade Magnetismo Nova Poesia Ai, meus sais! Coisas Nossas...
 

©2009Apenas Nana |Customizado por Dulce Miller by TNB