1 de outubro de 2008

Bairros sem serviços públicos concentram criminosos

 

RIO - Os bairros que concentram as maiores carências - como falta de serviços públicos de saúde, educação e assistência social - são também aqueles que têm mais criminosos. É o que mostra reportagem de Cláudio Motta publicada na edição deste domingo no jornal O GLOBO. Pesquisa do governo estadual baseada na residência declarada pelos presos condenados (eram 17.649 a 15 de setembro) revela que 16 dos 20 bairros mais citados são das zonas Oeste e Norte, áreas com maior ausência do poder público. Cerca de 13% dos detentos do estado dizem morar em dez bairros (Bangu, Bonsucesso, Campo Grande, Jacarepaguá, Centro, Santa Cruz, Realengo, Copacabana, Rocinha e Tijuca).

A partir das informações levantadas no estudo, quatro grupos de estudo criaram metas de redução de índices de violência e determinaram os projetos mais importantes para reduzir a criminalidade. Investimentos em educação serão prioritários. Se todos fossem implantados, o investimento seria de R$ 873,88 milhões.

- O estado gasta muito dinheiro em segurança na comparação com os outros e não tem uma resposta, o que nos indica que há um problema de gestão - disse o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner.

Outra medida que será adotada para melhorar o sistema de segurança pública é a criação de metas de eficiência para as polícias. A Polícia Militar terá que aumentar em 20% o índice de flagrantes no ano de 2008 e em 30% no seguinte. Além disso, terá que reduzir o tempo de atendimento a emergências em 46% nos crimes de roubos, 32% nos homicídios e em 45% nas tentativas de homicídio. Na Polícia Civil, as metas são aumentar em 25% o número de inquéritos relatados ao Ministério Público com a autoria do crime e crescer o cumprimento de mandados, tanto em sistema definitivo como provisório, 10% neste ano e 20% em 2009.

Veja infográfico com os bairros onde os presos moravam e a distribuição dos serviços públicos na cidade. 

Opine: quais deveriam ser as metas do governo para reduzir a criminalidade?

PS: Notícia "chupada" do O Globo de 28/09/08.

 

Cadê a novidade nessa história?

2 comentários:

  1. meta? que meta???

    do jeito que a coisa tá indo, não resta esperança nenhuma!

    abçs, Nana...

    Lucas de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o grande problema é o descompasso que existe entre o investimento na Educação Superior e o investimento no ensino básico e fundamental. Enquanto a prioridade não for dada para o Ensino Fundamental essa bola de neve da desigualdade social que existe em nosso país não vai acabar nunca. E essa bola de neve vem desde a formação do Brasil pós Portugal. Sempre houve uma marginalização dos povos oprimidos. E foram se passando os anos e a elite passou cada vez mais a se distanciar da outra realidade brasileira. Esses grupos marginalizados, sem acesso a educação de qualidade, a bons empregos temdem a morar na periferia das cidades, a qual é sempre geradora de criminalidades. Acredito que enquanto não houver uma inserção das minorias numa Educação de qualidade essa bola de neve vai continuar a crescer... Ainda há esperança para que as coisas melhores, eu acredito nisso. Mas desde que se reflita sobre os métodos que os políticos têm adotado... Essa história de deixar o bolo crescer e ensinar a pescar todo mundo já sabe que papo de sapo gordo cururu, tem que haver uma inserção mais radical e investimento maior para quem sem foi prometido o país do futuro...
    Bom, eu sei q falei por cima, escrevi meio correndo, e tem mtas outras coisas que teria q me explicar melhor, mas em linhas gerais, acho q a meta tem que ser a Educação Fundamental.

    ResponderExcluir

Aqui você NÃO tem o direito de ficar calado.

"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que teu silêncio."
Provérbio Indiano


ATENÇÃO: Cuidado ao publicar endereço de e-mails, MSN e afins. Pense na sua privacidade!

Apenas a Panela

Lavanderia Virtual Me leva com você! Turma do Amigão Na casa da Vovó Bruxas e Fadas Entre Marés: navegar é preciso! O que eu também não entendo Equilíbrio Distante Espírita na Net Oficina Espírita Re-Novidade Magnetismo Nova Poesia Ai, meus sais! Coisas Nossas...
 

©2009Apenas Nana |Customizado por Dulce Miller by TNB