30 de novembro de 2008

Imperfeições

"Sou imperfeito e gosto de gente assim. Meus ídolos são todos mal-acabados. Diz-se que o certo é ignorar as falhas e só ver o lado bom, não é verdade, beleza também se vê no lado ruim, habita especialmente nas imperfeições.
Não aprecio a vida desregrada de um, a falta de responsabilidade do outro, a jactância deste, o egoísmo daquele. Não aprecio, não mesmo, a metódica dureza de espírito desta e a religiosa fraqueza daquela. Mas os amo, e quanto mais o faço sinto-me mais amado por mim. Não que se deva exaltar o erro que deu luz à imperfeição, mas admiti-lo como inevitável conseqüência, de certa maneira essencial, da nossa condição.
Me sentiria estranho entre os perfeitos. Sei que não existem perfeitos, só gente que se preconiza como tal, sem voz, agem como se não tivessem do que se arrepender. E eu que de tantas coisas me arrependo, ando cheio de fazeres e não-fazeres para me tornar melhor. Sinto-me em paz com o que meteu os pés pelas mãos, e sujou-se na lama, e sujou de barro a sala limpa, gritou com o amigo, se engasgou e foi ingrato. Esses me entendem. Há o que conversar. Preferiria até fantasiar o pecado que não fiz a pretender a perfeição tristonha dos que se dizem referência.
E tudo isso foi só pra admitir que não admiro uma pessoa antes de encontrar nela uma boa imperfeição."

Pois é, eu também não sou perfeita.
Não tenho uma família admirável. Nem os amigos que meus pais queriam que tivesse.
Não estudei em bons colégios e durante todo o ginásio eu nem queria estudar, só queria saber de matar aula pra namorar, ir pra cachoeira, praia e afins.
Aos 13 anos tomei meu primeiro e único porre memorável, alias nem tão memorável assim.
Sempre andei com os maus elementos, os alunos odiados por professores, os drogados, delinqüentes, bêbados, incompreendidos em geral. Alias incompreendidos sim, incompreensíveis, Não!
Meus amigos bebem, fumam, xingam, gostam de pagode melacueca e funk. E às vezes eu também!
Falo palavrão pra caralho e até tento falar menos.
Tenho celulite, estria, vasos, cabelo branco, espinha, só não tenho mal-hálito.

Na verdade, perfeito, ninguém é, mas enquanto apontamos os defeitos no outro escondemos os nossos, ninguém os vê. Isso é cômodo e confortável por que nos torna "bons-moços".

Gosto de gente bonita, que fala bem, intelectual, mas estou mais próxima dos feios e ignorantes.
Acho que o errado-torto-feio-sujo tem um “que” de fascinante.
Não namorei os garotos que minha mãe queria. Namorei sempre os errados. Por exemplo agora, namoro um cara que ninguém aceita.
Não sou tão religiosa quanto gostaria de ser.
Manipulo as pessoas quando preciso embora me arrependa depois e nunca admita isso.
Tem gente e muita gente que pensa que sou o modelo de conduta, mas eu sei que não sou (pelo menos o modelo deles) e isso às vezes fica pesado.
Ser o que os outros querem que você seja, fazer o que os outros querem que você faça, é asfixiante.

Tem dias, como os que estou vivendo, que minha única vontade é chutar o balde e gritar que não sou quem eles pensam que sou. Que sou a maior mentira alimentada por eles e pelos preconceitos deles durante todos esses anos.
Eu não sou bonita, intelectual e certinha.
Não sou como queriam que fosse e não sigo o padrão de perfeição.
Sou desse jeito meio torto, meio direito. Como todo mundo é. Só que ninguém admite.

19 comentários:

  1. "Gosto de gente bonita, que fala bem, intelectual, mas estou mais próxima dos feios e ignorantes"

    Nossa, fiquei meio surpresa com essa parte! Preciso de um tempo de reflexão para poder dizer o que acho deste trecho!

    Eu li esse texto no blog do autor, gostei muito!
    E amei a sua resenha sobre o tal... Realmente, somos muito parecidas! Tb tenho um "que" gauche! Gosto de ser um pouco torta, de andar com pessoas tortas! Não faz mal à ninguém.

    Nana, vou me ausentar no mês de Dezembro, mas quero lhe desejar um mês maravilhoso, ok????

    Beijãããão

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu admito... Ah admiiiito...

    mais beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, tudo bem? Disseram-me uma vez: não queira ser santo... um dia alguém pode querer um milagre!! Realmente somos todos seres imperfeitos, lutando dia-a-dia c/ essas imperfeições portanto sem o direito de bancarmos os superiores a ninguem. Nos cabe a compreensão tanto qto queremos ser compreendidos, cientes de que cabe a cada um se aperfeiçoar de acordo c/ sua consciência!! Muito bom seu blog... parabens e grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Naninhaaaa! Saudade de tu, visse?

    Ei, você adivinhou que eu ia passar por aqui justo hoje? Pq esse seu post (e o do Vidal) vieram totalmente a calhar com meus devaneios atuais...

    ResponderExcluir
  5. Oi Nana, valeu pela visita e pelo carinho, obrigado mesmo!! Conheci o Espirita na net e a Drica essa semana e gostei muito, ela é muito gentil. Não se desculpe pelo desabafo, é muito bom poder fazer isso, tirar do peito o q esta pesando e deixar o dia mais leve... sempre que precisar é só dar um toque...rsrs.. ótimo finzinho de domingo, abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Você gostou do meu texto e eu adorei o seu. Acho que vida tem que ser assim, intensa, arriscada, sempre na busca de um "q" a mais. O que eu peço a Deus é uma vida um pouco incomodada. O Rubem Alves tem um aforismo 'perfeito': Ostra feliz nao faz pérola. Eu nao quero ser infeliz, mas tambem nao quero me acomodar com perfeiçoes e felicidades, quero sempre ter essa cocira na alma, essa gota pingando, incomodando, um "espinho na carne" ou sei lá mais que imagem se pode usar.

    E a imperfeiçao é bonita, é fuga de regra.

    Também me vi no se texto!

    E deixo um bj aqui.

    ResponderExcluir
  7. E tem mais... Na me contentei e trouxe um comentário muito bacana do Urbano:

    E se eu te dissesse que a esmagadora maioria das pessoas também prefere o imperfeito, apenas não se dá conta? Exemplifico com um assunto que eu creio todos conheçamos melhor: a beleza feminina. Se tomarmos um padrão (o mais próximo da perfeição) de beleza feminina e sairmos à procura das mulheres que nele se encaixam, o que encontraremos? Mulheres bonitas (apenas bonitas). Qual é a característica mais marcante das mulheres estonteantemente lindas? Detalhes que fogem deste padrão. Em última análise: imperfeições surpreendentes. Olhos maiores do que o padrão ou com cores muito diferentes, lábios exageradamente carnudos ou com formatos incomuns, etc. Sempre haverá um detalhe excêntrico e jamais calculado que chama a atenção e fascina. Poderia ter citado, da mesma maneira, exemplos advindos da música, mas me pareceu que a beleza feminina estaria mais ao alcance de todos do que as nuances de harmonia, melodia e ritmo de uma peça musical.

    A humanidade parece amar a perfeição, mas o que realmente ela idolatra é a imperfeição.

    Um grande abraço!


    Inté Nana!

    ResponderExcluir
  8. Pois é Vidal, eu havia lido esse comentário do Urbano e achei maravilhoso.

    ResponderExcluir
  9. Naninha, esse texto do Vidal inspirou muita gente, foi por causa dele que escrevi o meu falando sobre as mesmas imperfeições, só que acabei esquecendo de citá-lo lá, mas acho que ele já sabe que foi por ele, porque deixei um recadinho na caixinha dele dizendo que não conseguia parar de pensar naquele texto...

    "Eu nunca cheguei nem perto da perfeição e não quero. Sempre haverá um desejo insatisfeito, um sonho distante, algo a realizar. Não importa, gosto de mim do jeitinho que eu sou – existe uma criança que esqueceu de crescer e que habita meus olhos e minha alegria. Eu sou assim, imperfeita, cheia de defeitos, mas com uma compreensão imensa do coração dos outros e do mundo."


    Assim como eu reconheço minhas fraquezas reconheço minhas qualidades e eu acho que você também tem muitas. Somos privilegiadas porque reconhecemos onde erramos e com isso aos poucos, nos tornamos pessoas muito melhores.

    E eu te adoro do jeitinho que você é, viu?

    Beijão, lindaaaaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  10. Pois é o Texto do Vidal floresceu pela blogosfera.
    A Drummer também se inspirou e fez um no mesmo estilo.

    Assim que li o texto dele, sentei e fiz esse. Depois li o seu e achei ótimo também.

    Também te adoro do jeitinho que vc é! =)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Naninha, vc é especial assim, desse jeito!!!

    Perfeição e Susanna são duas palavras que não se encontram!!!

    beijooos, Lindaa

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho medo da Nana....kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Nana!! Engraçado que antes de chegar aqui hoje no seu blog eu estava justamente pensando nisso, nas coisas que eu fiz de errado e como aprendi com elas, e em como, se o tempo voltasse atrás, eu talvez fizesse tudo de novo, rs...

    Sabe, acho que com todos esses textos tão inspiradores (seu, do Vidal, da Du, do Urbano) dá pra juntar tudo e fazer um livro! Sério, acho mesmo isso; não como esses livros de auto-ajuda, com fórmulas prontas, de como ser feliz (apesar que acredito que isso ajude muita gente), mas sim ensinando as pessoas a pensar, a refletir, a questionar sobre si mesmas. Acho que somente assim a gente cresce. A gente tem que saber enxergar nossos defeitos, sabendo que ninguém é perfeito, e enxergar os defeitos dos outros também, não para apontá-los, mas para aprender o que puder com eles. O que se vê hoje na sociedade tido como 'perfeito' é pura ilusão. E as pessoas-símbolo dessa perfeição sofrem muito por isso. Também odeio ser considerada 'certinha'. Porque não sou. Aliás, somos todos imperfeitos. E ainda bem que é assim. O que seria de nós, do mundo, se não estivéssemos eternamente insatisfeitos, se parássemos de sonhar, se nos acomodássemos, se deixássemos simplesmente o tempo passar, sem nada construir de novo? Reinvertar-se é uma arte e felizes são aqueles que sabem como fazê-la. Eu, graças a Deus, tenho consciência dos meus defeitos, acredito que já melhorei um pouquinho, dentro daquilo que eu acredito, e sei que ainda há muito o que aprender... Aff, me embananei toda, mas tu entendeu, né? rs...

    Beijão, querida, e continua assim, porque, tortinha, tortinha, vc é mais direita que muita gente por aí!! ;)

    ResponderExcluir
  14. putz, depois de tanta imperfeição eu quase desisti do que vim fazer =@, zuerinha...moça passei aqui e curti o blog então deixei um presente lah no meu bllog pra ti

    http://paranoiaelucidez.blogspot.com/2008/12/o-primeiro-selinho.html

    bjim

    ResponderExcluir
  15. Gostei de tudo aqui, da tua resposta, do comentário do Urbano e concordo plenamente! A gente idealiza perfeições mas se apaixona mesmo é pelas imperfeições!
    E adorei teu texto-verdade!
    Bjos!
    Leandro
    E quando eu nasci um anjo torto veio me visitar /)

    ResponderExcluir
  16. "Falo palavrão pra caralho e até tento falar menos.
    Tenho celulite, estria, vasos, cabelo branco, espinha, só não tenho mal-hálito."

    Nana, o que gosto em ti é esse bom humor, apesar do tema pesado! Falo isso por causa dessa situação que está passando e, como dissemos pelo skype, só será amenizada quando conseguir se sentir mais independente. E fico aqui torcendo por isso, sei que está batalhando e logo isso acontecerá!

    Sempre que conversamos pelo skype sinto-me muito bem, pode ter certeza! E como a Su e a Du disseram, também te amo desse jeitinho! Eu já me acho chato por parecer perfeitinho, ainda bem que posso conversar com pessoas normais! rsrs Se bem que ultimamente tenho melhorado bastante, estou num meio-termo! rsrs

    Beijão!
    Juca

    ResponderExcluir
  17. Juca, muito obrigado pela força, pela torcida, pelo carinho.
    Também amo vc e seu jeito certinho de ser =P
    Bêjo grande

    ResponderExcluir
  18. Credo, eu achei que você era legal... 0_o

    ResponderExcluir

Aqui você NÃO tem o direito de ficar calado.

"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que teu silêncio."
Provérbio Indiano


ATENÇÃO: Cuidado ao publicar endereço de e-mails, MSN e afins. Pense na sua privacidade!

Apenas a Panela

Lavanderia Virtual Me leva com você! Turma do Amigão Na casa da Vovó Bruxas e Fadas Entre Marés: navegar é preciso! O que eu também não entendo Equilíbrio Distante Espírita na Net Oficina Espírita Re-Novidade Magnetismo Nova Poesia Ai, meus sais! Coisas Nossas...
 

©2009Apenas Nana |Customizado por Dulce Miller by TNB