20 de fevereiro de 2008

Fidel não Morreu (ainda)

Acompanhando esse seriado "Queridos amigos", uma nostalgia política tem tomado conta de mim. Venho pensando sobre os acontecimentos da época, sobre o fim da ditadura no Brasil, Tancredo, inflação entre outras coisas e agora pensando também na renúncia de Fidel.

Não que isso afete minha vidinha mais ou menos aqui na terra Brasilis, pelo menos não diretamente. Mas é bom, nem que seja só pra mudar um pouco o rumo da prosa sobre as eleições presidenciais americanas. Ou não.

Ontem eu conversando com minha mãe, perguntei: -Será que se Tancredo tivesse conseguido governar, seria diferente? Será que ele seria o que muitos esperavam no sentido de salvador da Pátria?
Por que pensei isso?
Por que depois da fase militar, a primeira frustação foi a morte de Tancredo. Depois depositamos todas as fichas em Collor que dispensa comentários e depois em Lula que bom, assim,ah, deixa pra lá.

Onde eu quero chegar? Simples. Que as nossas maiores esperanças foram nossas maiores frustações. E será que Tancredo Neves teria sido diferente deles ?
Sinceramente acho que não. Afinal de contas ele pegaria um cenário onde a força militar ainda era forte. Havia muita necessidade de se esconder informações da época da repressão, esconder as torturas, documentação, alguns até hoje são mantidos em sigilo...
Fatos como o de Vladimir Herzog e Zuzu Angel só há poucos anos foram reconhecidos pelo governo. Imagine em 1982?
E não me diga que o fator corrupção não existia. Porque aqui no Brasil a profissão mais antiga é assaltar.

Seguindo esse raciocínio, que talvez esteja errado por que eu não sou tão entendida assim de política, dificilmente Tancredo Neves teria sido o Salvador da Pátria, pelo menos não naquela época. Por mais boa vontade que tivesse.
E pra terminar o assunto, o triste é que ainda hoje não temos nenhum Herói!



Subindo pelos continentes e chegando à Cuba...
Fidel renunciou e aí? Vai mudar alguma coisa?
Não!
Por que?
Porque ele renunciou agora que já está quase morrendo, porque ele sai mas deixa seu irmão, que só está lá porque é igual a ele e porque ele sai da linha de frente mas não sai definitivamente do campo.
Mudanças? Sim, um dia, talvez...
Talvez depois do falecimento dele, e que fique claro que não a estou desejando, por que aí por melhor que seja Raúl, por mais que ele siga o modelo de administração de Fidel, o povo se sentirá mais encorajado para ir à luta. Por que só acredito em mudanças, verdadeiras, quando vindas do povo. Quando a população inicia essa mudança. E tenho certeza que os cubanos querem mudanças, senão, não haveira gente fujindo, inclusive a própria filha do Homem.

Você deve estar pensando que sou contra o regime implantado em Cuba. Errado. Admiro e muito alguns pontos e seria burrice não enxergar os avanços na educação, na saúde e nos esportes. Concordo com essa forma igualitária, não concordo é que seja usada a força para conseguir isso.

Mas enfim... Cada povo tem o que merece, não vê o nosso caso?


E não deixem de visitar o Notícias

3 comentários:

  1. esse não e aquele tal amigo do MARADONA,FIDEL, ja ouvi falar dele.
    Ele ainda não morreu, não?
    gostei da materia.

    ResponderExcluir
  2. Tenho cá pra mim que, quando acabar o regime socialista em Cuba, os cubanos sentirão uma falta danada do Fidel... Nada é pior que a selvageria capitalista... Nada...

    ResponderExcluir
  3. Sentirão sim Ju, sem dúvida.
    Pq é dificil a adaptação.
    Mas eles sobreviverão, nós não estamos aqui?
    É esperar pra ver...

    ResponderExcluir

Aqui você NÃO tem o direito de ficar calado.

"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que teu silêncio."
Provérbio Indiano


ATENÇÃO: Cuidado ao publicar endereço de e-mails, MSN e afins. Pense na sua privacidade!

Apenas a Panela

Lavanderia Virtual Me leva com você! Turma do Amigão Na casa da Vovó Bruxas e Fadas Entre Marés: navegar é preciso! O que eu também não entendo Equilíbrio Distante Espírita na Net Oficina Espírita Re-Novidade Magnetismo Nova Poesia Ai, meus sais! Coisas Nossas...
 

©2009Apenas Nana |Customizado por Dulce Miller by TNB