9 de abril de 2008

O PSICOTÉCNICO



Depois do post anterior e desse post Aqui onde revelo minhas manias, corro o sério risco de perder toda credibilidade que um dia poderia vir a ter, mas vou contar um segredo que até essa semana nem minha mãe sabia. Mas agora que ela já sabe e que descobri que não sou a única, fico mais aliviada e segura para divulgar meu problema.

Estava eu tranqüilamente assistindo aquele programa de roupa feminina apertada , em que a Maitê Proença, Betty Lago, Márcia Tiburi, ficam se esgoelando e a Mônica Waldogel tentando por ordem no terreiro, quando a Mônica faz uma revelação:
Em 1981 ela participou de uma seleção para entrar na TV Globo. Ela passou na 1ª fase, ficou super contente mas zerou na 2ª fase do processo seletivo. O que era a ‘2ª fase’? Um teste psicotécnico!
E tem mais, ela nunca mais na vida foi avaliada psicologicamente.
Claro que anos depois desse episódio lamentável ela foi trabalhar na TV Globo a convite e tal... Onde sua carreira, digamos assim, decolou.
Aí você se pergunta o porquê da Luciana está contando isso. Eu respondo: Por que eu NUNCA passei num psicotécnico na minha vida e me sentia a pior pessoa do Mundo, a mais burra, a mais seque lada e tudo mais que você imaginar de ruim e triste. Até ouvir esse relato.
Gente é serio, eu tenho até vergonha de admitir isso, mas nunca passei. O primeiro que eu fiz em 2000, coisa besta sabe? Um cursinho bobo de secretária... De 10 questões, eu errei... As 10!
Aí quando tava na faculdade a professora de psicologia fez um também. Eu acertei uma. Fiquei com tanta vergonha que só apareci pra aula dela umas 3 aulas depois.
Assim, eu me sinto um caso perdido mesmo. Seleção pra emprego é danada pra ter essas coisas né? Isso explica tantos meses de desemprego...Os dois únicos empregos que tive, só consegui por meio de amigos.
Quando alguém vem me contar de algum teste que fez e passou e comentar como foi e tal... Eu fico só imaginando... “Putz se fosse eu teria errado”.

Pode parecer engraçado, mas né não. Eu fico desiludida quando percebo que terei que fazer um testezinho desse.
Carteira de Motorista, por exemplo, eu não tenho dúvidas que passo fácil na prova teórica e prática... Mas no psicotécnico...
E, poxa, eu não sou tão maluca, nem tão burra assim. Eu sei que tem horas que eu passo a imagem de louquinha, mas juro que não sou. Nos dois empregos que tive, até hoje sou exemplo. As pessoas ficavam abismadas pela forma como eu ‘pegava’ o serviço rápido. Nunca fui CDF na escola, mas tirava boas notas (não inclua nisso aí Matemática e afins, ta?).
O fato é que hoje isso já se tornou um problema difícil de administrar. Virou trauma mesmo.

Não vamos discutir a competência ou não da Mônica Waldvogel, mas você acha que ela merecia ser reprovada naquele teste? Ela disse que na hora ficava imaginando o que o psicólogo esperava nas respostas e aí você vai falar que o problema foi justamente esse. Mas quem não fica imaginando qual a resposta ‘certa’?
Tem gente que fica tão nervoso e ansioso que erra tudo e aí você pensa que se a pessoa é tão frágil emocionalmente não serve mesmo pro emprego, ou seja, lá o que for. Ta certo, mas e as pessoas que já ficaram traumatizadas como é o meu caso (hoje em dia)? Ou que têm medo de tal avaliação?
Eu realmente não sei o que acontece comigo, a causa sei lá... só sei que não tenho sucesso em testes que me avaliem.

Isso já me afetou tanto que só quando vi a Mônica confessando, tive coragem de contar pra minha mãe.
É... de repente eu precise mesmo de um psicólogo.

12 comentários:

  1. Hahaha... Não, Nana, sinto lhe dizer, mas acho que vc não precisa de psicólogo, viu? Nada contra, mas sinceramente, não acho que esses testes meçam, de fato, o nível de inteligência, ou sei lá o quê, de alguém...

    É verdade o que vc falou, essas seleções para emprego são danadas para ter esses testes.. E são um saco... E concurso público então? As tais provas de raciocínio lógico!... Sabe, em prova de concurso até que já me saí bem, só não me pergunte como, pois nem eu mesma sei como resolvi as questões depois... O fato é que também nunca consegui aprender as fórmulas matemáticas... Será que tem algo a ver? alguma 'falha' no nosso cérebro? Aff.. rsrsrs

    Bom, tudo isso é para dizer que sou solidária a vc!... =)

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Nana vi que o meu link do seu blog esta errado
    eu mudei o blog todo e o link tamb!!resolvi isso ai
    oh so que parada é essa de domingo??
    acho que naum vai dar pra mim fazer naum pq esse FDS vou viajar so volto na outra semana
    depois eu vejo isso
    abraçao

    ResponderExcluir
  3. Resolvo, mas deixa o link novo.
    Eu tentei entrar agora pouco e não consegui!

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca fiz este tal de teste.Dei sorte.Não teria passado também.
    Todo emprego que consegui foi com meu rosto bonitinho.rsrsrs

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Nana, concordo plenamente com o que a Adriana falou! Você não precisa de psicólogo coisa nenhuma!

    heheheheheheheheheh

    Quer saber, o meu problema são os números, tenho horror deles, nem a tabuada eu sei de cor...aff :( Será que eu preciso de terapia????

    ResponderExcluir
  6. Heheheh... Depois dessa da Du, também lembrei que não sei a tabuada de cor, conto tudo nos dedos! Hahaha... Acho que precisamos ir todas juntas para a terapia! Tá tudo doida! Rsrsrsrs =P

    Bjos! ;)

    ResponderExcluir
  7. êêêêêê, cambada de mulé doida !! :D

    Gente, que psicólogo e terapia que nada, o negócio é ser a gente mesmo, com nossas maluquices e tudo, não são esses testezinhos bestas que vão certificar que a gente é "normal" !! Se o cara do teste não gostou da nossa cara ou do que a gente disse, vire as costas e vá embora, porque o doido é ele !! Deve ser meio difícil de conseguir, mas trabalhar num lugar em que a gente é aceito do jeito que é com certeza é muito bom !!
    E, pra falar, a verdade, eu não me sentiria bem em trabalhar num lugar onde todo mundo passou em teste psicotécnico .. Eu, hein, um bando de gente esquisitona !! =/

    ResponderExcluir
  8. Nana, por divino acaso(hehehe!) parei no teu blog e estou passando pelo mesmo problema,quero dizer, antes de fazer a prova! Fui chamada para um processo de seleção(que sei que tem)numa empresa onde sempre quis que é na minha área(adm.hospitalar). Estou tão "cabrera" que segunda tenho que me apresentar e sei que terá essa prova, mas... Na realidade nem sei o que terá que estou até estudando matemática e português para tu ter uma ideia!!! HELP!!!!! Meu e-mail:evanachamorro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nana, me encontro na mesma situação que você, já fiz vários testes destes, e até hoje nunca fui aprovado... Nos sentimos muito mal mesmo, fora a vergonha que dá contar isso para os amigos. Eu entreguei isso nas mãos de Deus, não temos muito o que fazer nesse caso. Vamos orar com muita fé, que eu tenho toda a certeza, que tem coisa melhor para nós guardado. Fique em Paz, abraços.

    ResponderExcluir
  10. ATENÇÃO CANDIDATOS NÃO ACEITEM OS EXAMES POIS:
    - São internacionais, baseados em estudos teóricos e comportamentais de povos de outras culturas, que até hoje nos consideram como seres “inferiores culturamente”;
    - Os testes de personalidade/perfil psicológico não são tidos como ciência exata, por lidarem com sentimentos humanos, valores pessoais, educação familiar, maturidade, experiências pessoais, que estão em constante evolução e dinâmica;
    - Os testes são aplicados por psicólogos(as), onde cada um pode interpretar as respostas de acordo com o seu entendimento pessoal (subjetivo), ferindo princípios constitucionais;
    - A própria personalidade, e estado emocional do psicólogo(a), pode influenciar no resultado do candidato avaliado;
    - Os exames apresentam uma dissimulação, pois, procuram buscar todos os medos, anseios, desejos íntimos dos candidatos que buscam tão somente um emprego;
    - Em troca do emprego, invadem a sua intimidade, seu “ego”, sua alma, seus sentimentos mais ocultos, levando o candidato a produzir provas contra si próprio, o que é inconstitucional, de acordo com o artigo 8º, incisoII, letra g, da constituição federal;
    - A reprovação nos exames psicológicos, induz os candidatos a pensarem que possuem distúrbios incompatíveis com a função (alguns casos são levados a depressão, sensação de impotência, sentimento de rejeição e outros);
    - Os exames revelam a sua sexualidade, complexos, desejos íntimos, medos, e anseios dos candidatos, classificando as pessoas em grupos de “vencedores e fracassados” ao fazer de um teste hipotético uma verdade imutável, inquestionável, irrecorrível;
    - Por não ter um gabarito padrão conhecido, não poderia ser aplicado em concurso como fase eliminatória, fica o candidato sem saber os requisitos mínimos para aprovação.
    LEMBREM-SE SEMPRE CANDIDATOS:
    OS ÓRGÃOS SELECIONADORES DEVERIAM LHES AVALIAR PSICOLOGICAMENTE: DURANTE O CURSO DE FORMAÇÃO, DURANTE O ESTÁGIO PROBATÓRIO OU AINDA DURANTE O EXERCÍCIO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO. NÃO AGIREM MANIPULANDO OS RESULTADOS PARA QUE HAJAM INAPTIDÕES EM EXAMES QUE NEM VÁLIDOS SÃO.

    ResponderExcluir
  11. Eu também nunca passei em testes psicotécnicos na minha vida.Pensava que era só eu.Tomei antipatia de psicólogos por isso.

    ResponderExcluir
  12. Eu também nunca passei em testes psicotécnicos na minha vida.Pensava que era só eu.Tomei antipatia de psicólogos por isso.

    ResponderExcluir

Aqui você NÃO tem o direito de ficar calado.

"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que teu silêncio."
Provérbio Indiano


ATENÇÃO: Cuidado ao publicar endereço de e-mails, MSN e afins. Pense na sua privacidade!

Apenas a Panela

Lavanderia Virtual Me leva com você! Turma do Amigão Na casa da Vovó Bruxas e Fadas Entre Marés: navegar é preciso! O que eu também não entendo Equilíbrio Distante Espírita na Net Oficina Espírita Re-Novidade Magnetismo Nova Poesia Ai, meus sais! Coisas Nossas...
 

©2009Apenas Nana |Customizado por Dulce Miller by TNB