22 de junho de 2008

Ei, eu tô aqui!

(Só eu mesmo pra chegar no final da minha própria festa!)

Depois que um bocado de gente fez bolo 'pra eu', já partiram e comeram tudo e já foram dormir, eu cheguei! =/
Aff! Eu tô sempre atrasada! =/
Mas a verdade meus queridos é que eu estava comemorando em grande estilo: na Cidade de Deus ao lado de velhos conhecidos numa roda de samba e comendo churrasco!
Detalhe: A festa não era minha! Era da minha sobrinha postiça, mas como eu sou espaçosa comemorei na festa dos outros mesmo. Sábado que vem eu comemoro na minha própria festa, que será o Arraiá da Nana! Nada que se compare ao São João de Campina Grande-PB. mas dá pro gasto.

Antes de agradecer meus amigos blogueiros por toda a festa que fizeram com minha ausência, preciso dividir com vocês o melhor presente que poderia ganhar nesse aniversário: Minha mãe, depois de 50 anos fumando, completou hoje 10 dias sem cigarro! E sem exagero, nada me faria mais feliz hoje.

Eu tinha 12 anos quando meu irmão e eu iniciamos uma "campanha"(pedidos insistentes) para que ela largasse o vício. Colocamos cartazes nas paredes de casa, compramos remédios de todos os tipos, choramos, imploramos, chantageamos e nada. Há 1 ano ela resolveu entrar num grupo de ajuda, nos moldes do AA e há um mês comprou um remédio (caríssimo por sinal) chamado CHAMPIX, a mais recente salvação para os fumantes.

Poucos desconhecem o meu sofrimento com ela. Acho que ninguém entenderia a vergonha que eu tinha dela, acho que ninguém entenderá quando eu disser que enxergava na minha mãe uma pessoa derrotada, fracassada, pequena e humilhante. Mas agora eu tenho orgulho dela, orgulho de ter uma mãe que além de todas as lutas que travou com a vida, venceu mais essa. Estou imensamente feliz por que se antes eu via uma mulher forte e lutadora agora eu vejo uma vencedora e se antes eu já me sentia honrada em ser sua filha, hoje eu me sinto ainda mais.

25 anos de vida. Devo todos esses anos a ela. Todos os aniversários eu agradecia a ela por tudo. De alguma forma era como se eu dedicasse mais um ano de vida completado a ela e esse ano a razão da minha felicidade, mais que em todos os anos é Ela.

Vou resumir minha historinha procês: Mãe teve ao todo 6 filhos. Três morreram ainda bebês, uma morreu atropelada aos 11 anos na Cidade de Deus e meu irmão e eu estamos aqui contando história. Depois de 16 anos do nascimento do 5º filho ( e de muita pílula), mami engravidou. Já tinha 8 anos da morte de minha irmã e mami decidiu que era hora de parar os anticoncepcionais e fazer laqueadura, afinal aos 40 anos não pensava mais em filhos. Mas aí, chata ( e atrasada que sou) no dia que mamãe fez besteirinha com papai, eu "vapo", corri mais que todos os espermatozóides, mesmo por que outra chance dessa, nem pensar né? Mamãe já tinha 40 e a cirugia já estava marcada pro mês seguinte. E foi durante os exames de risco cirúrgico que minha mãe descobriu que havia um empecilho pra cirurgia: EU! =P
Depois do susto foi aquela alegria toda por que afinal não é todo dia que nasce uma Nana no Mundo né? Ainda mais depois da perda da outra filha e tal... Nove meses depois ( de uma gravidez de alto risco) eu nasci com 48cm e 2,275kg era linda, pequeninha e a cara do pai. Não fui um bebê chorão e ao contrário dos dias de hoje dormia a noite inteira e não dava trabalho nenhum. Bom, é isso.

Mãe, obrigado por aceitar aos 40 anos, a loucura de ter mais uma filha depois de tudo que a senhora passou. Tô aqui 25 anos depois (de toda fumaça inalada desde o ventre. Rsrs...), explodindo de orgulho da senhora. Te Amo. Obrigado.



Agora é a hora de pedir desculpa pelo sumiço e agradecer todos os restinhos de bolo que sobraram por aí... =/
Vovó, Duzinha, Drica e Carol, brigaduuuuuuuu pelo carinho de todas vocês. A Vó me deu uma linda mensagem (e coincidências a parte eu faço niver com a filha dela de verdadinha =D), a Du me deu a "Vida" de Chaplin e eu A-D-O-R-O Chaplin, a Drica falou do meu coração feliz! (aliás que honra ganhar uma homenagem no blog da Drica hein... hehehe=D) e a Carol me deu flores, bolo e um monte de presente =D


Momento Emo [mode on] Eu fiquei emocionada com o carinho de vocês. Estou até com vontade de chorar. Sério mesmo. Sem deboche.
Momento Emo [mode off]
Gente, vou parar por aqui por que meu teclado já está cheio de farelo de bolo e se juntar com lágrimas vvai ficar uma nojeira. Rsrs...
Obrigado mais uma vez pela lembrança, pelo carinho, adoro cada uma de vocês demais.
Bêjo, bêjo, bêjo e fui...

9 comentários:

  1. Você devia ter aberto ainda mais espaço e nos chamado pro pagode!
    Felicidades, vc merece muito mais...
    Deus te abençoe e guarde sempre!

    ResponderExcluir
  2. Momento Emo [mode on]Chorei com a sua história Naninha, mas sei que você não vai se surpreender com isso né? Momento Emo [mode off]

    Achei lindo isso de fazer uma homenagem a sua mãe no dia do seu aniversário! Parabéns, e vou ficar aqui torcendo para que ela consiga realmente parar de fumar!

    Beijão minha querida!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde minha lindinha!

    Feliz pela rica homenagem que fez para a mamãe mais orgulhosa desse mundo, afinal ter uma filha tão linda aos 40 anos de idade, há de convir que maravilha não deve ter sido para ela e todos.
    Filha, não se envergonhe de sua mãe, o vício do cigarro é um dos piores que existe, eu bem sei disso, porque também estou travando uma guerra para largar. Não é fácil.Mas sei que vou conseguir. Eu mesma já não aguento mais esse cheiro nogento...fora os males que está há me causar. Valeu a dica do remédio não tinha conhecimento dele, tinha de um outro chamado ZIBAM, muito caro também, mas estou fazendo força de não tomar nada.
    Fica aqui meus parabéns para você, que é um exemplo de Educação e carinho para com todos, apesar do pouco tempo que te conheço, já aprendi a te amar e te querer como minha netinha de coração. Adoro ler tudo o que escreve, faz-me falta quando por aqui não venho.
    Que Deus te abençoe sempre e sempre para que continues assim, educada, meiga, carinhosa, romântica e cheia da alegria de viver e viver bem a sua linda juventude.
    Que o Senhor esteja sempre te guadando e te dando graças e graças.
    Parabéns pela conquista da mamãe e que o Senhor lhe forças para continuar a perseverar.
    Adoro-te minha linda e carinhosa Nana!
    Beijos!
    Vovó Rô!

    ResponderExcluir
  4. Sua história tambem me comoveu.E a luta da sua mãe contra o cigarro bem se parece com a minha.
    Pra você meus parabéns e espero ve-la pessoalmente no finds, para um abração ao vivo.

    Beijão do amigão

    ResponderExcluir
  5. Nana,

    Nossa, churrasco e bolo!? Que maravilha!... Tudo bem, só porque o aniversário é seu mesmo, tá desculpada pela ausência! Rsrs. (aliás, que negócio de honra o quê, e eu não ia dar os parabéns a vc? Humpf... rsrs... vc merece, menina!)

    Olha, eu e Carol vamos nos organizar pra trazer vc no ano que vem para conhecer o São João de Caruaru, visse? ;) rsrs.. Ahh, mas eu queria ir pro seu arraiá!... :’( Tira muita foto pra colocar aqui, tá? ;)

    Olha, eu achei linda a sua história e maravilhosa a homenagem que vc fez à sua mãe, tb fiquei muito feliz com a notícia! Tenho certeza que daqui pra frente vai tudo ser melhor (sem cigarro)!!!

    Mil beijos, querida, tudo de bom pra vc! Que Deus te abençoe sempre e que vc continue sendo essa pessoa maravilhosa que vc é! \o/ (esqueci de ligar o Momento Emo, mas já deu pra perceber qual foi, né? rsrsrs) Beeeijo!

    ResponderExcluir
  6. Que história, completamente sem palavras!!

    Estou completamente envergonhada, por tbm ter chegado atrasada em sua festa (não sabia nmesmo).. Peço desculpas de coração, não sabia mesmo... mAs...

    Desejo a vc toda felicidade do mundo e uma coisa... se sua mãe precisar de um conselho de uma ex-fumante... eu estou aqui!!

    Abraços minha qrida!!
    Sucesso, felicidadees, força... seempre!!!

    ResponderExcluir
  7. Desculpe o atraso, mas é que eu não sabia. Parabéns e muita energia boa para os próximos 25 anos, quando então retorno para renovar o propósito energético.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  8. Que lindo isso, Naninha ..
    Aproveito pra pedir desculpas pelo meu atraso também, aliás, eu acho que ganho de você, pode ir se acostumando !!
    Adorei a histórinha e que boa notícia a da sua mãe, parabéns a você pelo niver e parabéns a ela pela força, cigarro nunca mais !!
    Beijão, Naninha !!

    ResponderExcluir
  9. Parabenizo a sua mãe, pela atitude! E a vcs, pela insistência em ajudá-la.

    Puxa, vc tinha que vir a esse mundo! Tinha mesmo! Isso já mostra sua garra em vencer!

    Huum... Será que sobrou bolo pra mim?

    ResponderExcluir

Aqui você NÃO tem o direito de ficar calado.

"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que teu silêncio."
Provérbio Indiano


ATENÇÃO: Cuidado ao publicar endereço de e-mails, MSN e afins. Pense na sua privacidade!

Apenas a Panela

Lavanderia Virtual Me leva com você! Turma do Amigão Na casa da Vovó Bruxas e Fadas Entre Marés: navegar é preciso! O que eu também não entendo Equilíbrio Distante Espírita na Net Oficina Espírita Re-Novidade Magnetismo Nova Poesia Ai, meus sais! Coisas Nossas...
 

©2009Apenas Nana |Customizado por Dulce Miller by TNB