4 de agosto de 2008

Plano A e Plano B

Quando tudo dá errado, qual seu Plano B?
Todos nós temos um plano de vida, um planejamento, uma linha traçando nosso caminho, ou pelo menos tentando. Mas e quando este caminho por alguma razão que independa da nossa vontade, muda? O que fazer?
Por exemplo, tem gente que deposita todas as fichas no casamento, ou nos filhos ou no trabalho ou em qualquer outra coisa até mesmo, religião. E quando aquilo a que tanto se dedica foge das suas mãos ela fica sem chão, sem direção, sem plano B.

A mulher, ou homem que dedica todo seu tempo ao relacionamento afetivo sem outras motivações na vida e de repente este companheiro abandona o barco deixando o outro remando sozinho, é comum a desorientação. Ou mesmo aquele que dedicou sua vida ao Lar Doce Lar de comercial de margarina com filhos e marido e cachorros e o companheiro largou tudo por um motivo qualquer. Por onde recomeçar? A pessoa que só via e vivia para o trabalho e metas e de repente perde o emprego fica desorientada quando percebe que esqueceu do Plano B que poderia ser o de formar uma família, por exemplo.

Já presenciei uma situação onde a pessoa depositou todas as expectativas de vida no emprego, um ótimo emprego por sinal como engenheiro químico da Petrobrás e depois de anos e mais anos(não lembro com exatidão os anos), foi demitido. Sua frustração foi tão grande que mesmo com o apoio familiar não conseguiu até hoje se recuperar do golpe e já se passaram mais de 10 anos que isso ocorreu. Depois da demissão, tudo começou a desandar com a esposa e filhos. Talvez por que a viga da vida dele fosse o trabalho e não a família. Ele não tinha um plano B.

Minha prima, hoje com 46 anos nunca gostou da idéia de dividir seu espaço com outra pessoa, sempre deixou uma futura vida conjugal em segundo plano e veja bem, “segundo plano” é bem diferente de “plano B”. Aos 38 anos percebeu que não tinha feito nada da vida, não tinha um companheiro, não tinha filhos, não tinha irmãos. Estava sozinha. O tempo passara entre farras e falsas alegrias aos fins de semana e responsabilidade com o emprego. E só. Atentando para sua situação de solidão, correu para a produção independente e hoje tem no filho, seu grande companheiro e sentido de vida. Bem, ela não tinha um plano B, mas tratou de consegui-lo.

Quantas vezes não ouvimos comentários do tipo “Coitado, perdeu tudo!”, “Viu o que dá a pessoa viver sozinho?”, “E agora que será da vida dele sem os filhos?”. Alguns de nós temos o triste hábito de depositar todas as fichas em apenas um departamento. Ou casamento, ou filhos, ou etc... Isso é um erro. Devemos dividir as fichas igualmente. Não podemos sustentar nossa vida numa única coluna. É peso demais. Sem falar que tudo na vida está sujeito ao fracasso, ao inesperado. Sem querer ser pessimista, mas precisamos lembrar do risco da perda.

Sim, meu plano A já deu errado e não tinha plano B. E ainda hoje não tenho certeza se consegui sequer refazer o Plano A da minha vida, o que me deixa numa posição muito mais delicada.

Meus amigos, não sou dona da verdade, mas digo-vos que, mulher, marido, filhos, emprego, religião, projetos pessoais, financeiros e profissionais... Um não pode ser maior que o outro. Nada pode ser mais prioridade que outro. Distribua sua vida em vigas do mesmo tamanho, com a mesma estrutura. Nós não somos “um único projeto”. Nós somos a “união de vários projetos”.

E você? Já tem seu Plano B?




Ótima Semana à todos.
Beijos

15 comentários:

  1. Own, Nana... realmente, não é saudável investir todas as nossas energias num único aspecto ou numa única pessoa. Pode dar nisso. Aprendi com minha antiga terapeuta que a gente tem que ter vários sonhos, simplesmente porque a chance de logo o primeiro se realizar é pequena. De fato é importante ter um plano B, outro C... quem sabe o alfabeto inteiro, só por precaução! ^^

    Mas seja qual for o plano, nós tendemos a ser mais felizes se os traçarmos sobre uma rocha bem firme. E a mais firme que eu coheço é Jesus. Ele nunca me decepcionou.

    Boa semana, lindona!

    ResponderExcluir
  2. Gentem, Madame Nana está mostrando a que veio, consultoria de primeira linha!

    Então quer dizer que isto aqui agora é um blog de auto-ajuda? :D

    Mas achei bem oportuno seu texto, Naninha, eu por exemplo sinto muita frustração em relação ao fracasso, como todos, mas me esforço para ter a consciência de que nada está perdido e sempre há uma outra saída. O plano B.

    de Beijoooooooo!!!

    ResponderExcluir
  3. Plano B??? Não =/

    PUTZ...demente e sem plano B...Ai, meus sais!

    Naninha, arrasou! \o/

    ResponderExcluir
  4. Sim, Nando, estou treinando a futura profissão!

    =P

    rsrsrs

    ****

    Du, então bate aqui ó o/

    ResponderExcluir
  5. Que isso conspiração entre vc e o Felipe??
    os dois dando lições de vida agora?
    auto-ajuda total aqui

    muito bom naninhaaaa
    que esso, faz pensar e pensar muitooo!!!

    eu confesso que naum tenho plano B!!
    vo tratar de arrumar um, mas to meio nova ainda, sera que devo me preocupar com isso ja??
    o seguro morreu de velho ne nana =/
    hauhauhauhauahua

    bjus

    ResponderExcluir
  6. \o/ \o/ \o/ \o/

    Tu tá tão branquinha, mas tão charmosinha com essa borboletinha na mão! ^^

    ResponderExcluir
  7. Ô guria, sou eu não! =|

    Mas que ficou charmoso, ficou! =D

    ResponderExcluir
  8. Nana!!!

    Amei teu texto, de verdade! Excelente reflexão!

    Fiquei aqui pensando... No momento estou com vários planos, A, B, C, rsrs, acho que isso é bom, mas o problema é saber ordená-los, dividir as atenções entre todos, sem preterir nenhum. Isso tb não é fácil. Assim como não ter planos, ter vários, quando não consegue-se oraganizá-los, tb é perigoso, pois acabamos correndo o risco de não colocar nenhum em prtática efetivamente. E isso tb é frustrante...

    Vai treinando aí viu, pois a mente do ser humano é complexa demais, menina!! rsrs

    Ah, tá tão linda essa tua imagem dos comentários!! :)

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  9. Vem de lá, vem de cá!
    Tudo que parece ser pode ser, nem todo ser o é...rs, nos encontramos semanas atrás na blogagem do tabagismo. Assim como o cigarro que se consome e consome quem não tem plano B nem todo B corresponde às expectativas quando é posto em prática pelo fracasso de A. Mas que é uma sacada legal abordar o tema, é. Dá para recordar o passado, matutar sobre o presente e até pensar num plano C. Exercitar o poder de arrumar o futuro é instigante. Valeu! Beijos Nana.

    ResponderExcluir
  10. Sim, sim. Temos que viver com um plano B na manga, ou com vários planos. Gos tei do texto. Ser humano é isso, é improvisacao (por isso gosto de Jazz rs), se um caminho emperrou vai por outro rs. E assim nós vamos nos construindo a nós mesmos, e á nossa vida.

    Pois é, eu estou voltando (mais ou menos, falta a re-inauguracao), mas tudo lá está do mesmo jeito rsrs.

    Bj. Valeu por tudo.
    Inté!

    ResponderExcluir
  11. Pra mim o plano B é a propria vida!
    Bj!

    ResponderExcluir
  12. Hum, acho que vi esse assunto no Saia Justa .. Não?

    ResponderExcluir
  13. Sim Davi! =D
    Esse foi o assunto sugerido pela Márcia Tiburi.
    Eu sempre que posso assisto.
    E já tem post pra essa semana programado inspirados em temas que vi no programa.
    Vira e mexe eu coloco aqui algo inspirado no programa delas.

    Beijo

    ResponderExcluir

Aqui você NÃO tem o direito de ficar calado.

"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que teu silêncio."
Provérbio Indiano


ATENÇÃO: Cuidado ao publicar endereço de e-mails, MSN e afins. Pense na sua privacidade!

Apenas a Panela

Lavanderia Virtual Me leva com você! Turma do Amigão Na casa da Vovó Bruxas e Fadas Entre Marés: navegar é preciso! O que eu também não entendo Equilíbrio Distante Espírita na Net Oficina Espírita Re-Novidade Magnetismo Nova Poesia Ai, meus sais! Coisas Nossas...
 

©2009Apenas Nana |Customizado por Dulce Miller by TNB