17 de junho de 2009

O ópio é a religião do povo



Por Lelê Teles


O crack é a nossa mais preocupante epidemia. E é uma droga apocalíptica que desencadeia uma série de patologias que criam agudas necroses sociais, inclusive, a mais aguda delas, é a desintegração completa e irreversível das famílias, chegando ao cúmulo de pai matar filho, filho matar mãe, neto matar avô... do jeito que tá na Bíblia.

Há em alguns estados, como em Sergipe e em São Paulo, governos anunciando uma frente para eliminar o crack.
Quero ver quem será o craque que vai fazer tão idiossincrática firula. Vão tirar o crack e trocá-lo pelo quê?
Os caras continuam com a velha e batida lógica de agir contra o efeito e nunca contra a causa.


Enquanto os filhos se divertem no shopping, vão ao cinema, se banham na piscina do condomínio e comem na praça de alimentação, os doutores, entre uma dose e outra de scotch, discutem como afastar as drogas das periferias. Mas nunca pensam em como afastar as periferias das drogas. Veja você.


O que ninguém imagina é que os filhos dos que não podem ir ao shopping e patinar numa pista de gelo, que não têm montanha russa e bungee jumping pra descarregar adrenalina - que têm apenas uma poça de lama ou de esgoto a céu aberto como piscina, usam o crack como lenitivo.


O que os tomadores de scotch não podem esquecer é que até mesmo eles que têm acesso a cargos públicos, e às benesses que vêm junto, precisam se drogar com suas doses de scotch ao final do expediente.


O estado se faz presente nas periferias edificando hospitais e delegacias. O diabo é que a maioria das enfermidades são conseqüências dos esgotos a céu aberto, da poeira, da falta de asfalto, da lama, do lixo amontoado de qualquer jeito, da falta de higiene; em uma palavra, da falta de políticas públicas de saúde preventiva. Mas é mais fácil construir um hospital.


Os presos são, na sua esmagadora maioria, gente sem estudo, sem emprego, sem pai ou sem a mãe, sem esperança no futuro, sem apoio de ninguém e sem acesso à droga da felicidade. Mas, é mais fácil construir presídios do que construir políticas culturais, de esporte e lazer.


Os doutores tomadores de scotch se esquecem que quando um jovem senta num beco imundo e traga um cigarro de crack ele, por alguns segundos, passeia em um lindo Shopping Center, desliza na neve, mergulha em uma montanha russa e mata a fome de tudo o que lhe falta. Ali, no beco fétido, o jovem sem amor, sem profissão e sem emprego, sem dente e sem esperança, mitiga a sua dor. E como ele não tem emprego e nem dinheiro para saciar sua diversão, a sociedade é que paga a conta.


FONTE:  SOBREDROGAS - O GLOBO

4 comentários:

  1. Pois é, Nana! a droga corrompe, massacra e mascara a realidade. È sinal de uma pessoa em fuga...mas, de si mesma. E corroída internamente, ela se degrada em seu exterior e isso vira uma rotina, que se torna um vício delirante que a leva a lona! belo post...aliás, sempre vejo postagens interessantes em seu blog! muito bom...beijão, leandro

    ResponderExcluir
  2. E assim vamos seguindo, tratando as consequencias e não a causa e tudo se transforma num ciclo vicioso, literalmente. Agir com profilaxia, trabalhar tendo como meta a educação, seria a solução, talvez... Mas quem se importa?
    Parece muito mais fácil consertar os estragos que a droga faz. Mas não é.

    ResponderExcluir
  3. PM NELES!

    Passa no meu blog e vê se gosta

    Tô te seguindo

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. O MEU É O http://blogartescultura.blogspote.com
    Sou acompanhante do Nana
    Brasília df
    marísia

    ResponderExcluir

Aqui você NÃO tem o direito de ficar calado.

"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que teu silêncio."
Provérbio Indiano


ATENÇÃO: Cuidado ao publicar endereço de e-mails, MSN e afins. Pense na sua privacidade!

Apenas a Panela

Lavanderia Virtual Me leva com você! Turma do Amigão Na casa da Vovó Bruxas e Fadas Entre Marés: navegar é preciso! O que eu também não entendo Equilíbrio Distante Espírita na Net Oficina Espírita Re-Novidade Magnetismo Nova Poesia Ai, meus sais! Coisas Nossas...
 

©2009Apenas Nana |Customizado por Dulce Miller by TNB